COLESTROL X ALIMENTAÇÃO
Dieta rica em nozes e fibras é eficaz para baixar o colesterol!
Uma dieta baseada em vegetais, nozes e fibras é eficaz para baixar o colesterol, segundo pesquisa publicada na revista "Jama". O estudo avaliou 351 canadenses com colesterol alto, divididos em três grupos. Um fez uma dieta com pouca gordura saturada. Os participantes dos outros dois grupos tinham que incluir na alimentação itens como leite de soja, nozes, aveia e tofu.
Depois de seis meses, os voluntários que consumiram pouca gordura saturada tiveram uma queda de somente 3% nos níveis de colesterol. Os outros dois, que incluíram os itens citados, tiveram uma queda maior, em torno de 13%. "Você pode melhorar através da alimentação. Mas, se quiser ficar sentado no sofá tomando cerveja, é melhor tomar um remédio para baixar o colesterol, e aceitar que ele trará consequências paralelas", afirmou o autor do estudo, o médico David Jenkins.
UM GRÃO FORTÃO
Apesar da fama de amarelão, o grão de bico enfrenta todas, até o poderoso feijão preto.
É pouca coisa não: o grão-de-bico é um alimento mais rico do que o feijão em muitos aspectos. Entre 20% e 30% de sua constituição é pura proteína. Além disso, possui fibras, zinco, potássio, ferro, cálcio e magnésio. Se for consumido todos os dias, ajuda no ganho de massa muscular, reduz o nível de colesterol ruim e regula o intestino.
Mas sua qualidade mais famosa é a de gerar felicidade: o grão-de-bico possui mais triptofano do que o feijão, o mesmo aminoácido essencial que faz do chocolate uma ótima fonte de bem-estar e redução do estresse.
“Em seres humanos com o metabolismo normal, o aumento do consumo do grão-de-bico tem como consequência uma maior produção da serotonina”, destacam Leonardo Boiteux e Maria Esther de Noronha Fonseca, pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa de Hortaliças (CNPH) da Embrapa Hortaliças, em Brasília.
Por ter ômegas 3 e 6, é indicado para prevenir doenças cardiovasculares. E quem tem diabetes ou está lutando contra a obesidade também pode se beneficiar da leguminosa, apontam os pesquisadores. O alimento possui carboidratos complexos, ou seja, que possuem uma metabolização lenta no organismo. Por também ser rico em fibras, proporciona sensação de saciedade.
As sementes do grão-de-bico também acumulam mais fitoestrogênios do que as do feijão – substâncias que têm ação preventiva na osteoporose e de problemas cardiovasculares. “Os fitoestrogênios também são usados na reposição hormonal após a menopausa”, concluem os pesquisadores, destacando uma importante característica do alimento.
Chá de Memória
Deixe o Memoriol de lado e lembre-se desta dica: pra não esquecer de nada, tome chá. Muito!
O consumo freqüente de chá ajuda a saúde mental dos idosos, preserva a memória e reduz os riscos de declínio da capacidade cognitiva, sugere um estudo realizado na Universidade de Cingapura. A pesquisa observou 2,5 mil idosos com idade acima dos 55 anos durante dois anos para avaliar as mudanças na capacidade cognitiva dos participantes como a atenção, memória e habilidade visuo-espacial. O estudo considerou a quantidade de chá verde e preto que os participantes ingeriam e a freqüência.
Segundo os resultados, publicados na revista científica "American Journal of Clinical Nutrition", 35% dos participantes que não bebiam chá demonstraram uma queda média de dois pontos no número de pontos atingido nos testes de memória, o que indica declínio cognitivo. No entanto, cerca de 65% dos participantes que bebiam pelo menos duas xícaras de chá diariamente mantiveram os mesmos resultados nos testes cognitivos dois anos depois do início da pesquisa.
Os cientistas sugerem que a descoberta pode auxiliar na redução no risco de demência entre os idosos, já que o declínio cognitivo pode progredir para o mal de Alzheimer. "O potencial efeito do consumo de chá contra o declínio cognitivo em idade avançada tem uma importância grande, já que a população está envelhecendo rapidamente e há grande incidência de demência vascular e de Alzheimer", diz o estudo.
O estudo ressalta que o efeito preventivo do chá não está relacionado a apenas uma substância, mas "ao efeito sinérgico de vários de seus componentes químicos". Entre as substâncias que poderiam influenciar a capacidade cognitiva, os pesquisadores destacam o polifenol - uma classe de substâncias químicas conhecidas por ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares - e a teanina, um aminoácido conhecido pelo seu efeito relaxante.
De acordo com a pesquisa, apesar de a cafeína também estar presente nas folhas dos chás preto e verde, os cientistas não observaram nenhuma relação entre o consumo de café e uma melhora no desempenho cognitivo. Por isso, o estudo afirma que é "menos provável" que a cafeína presente no chá tenha algum efeito na prevenção da perda de memória observada no estudo.
Chá verde contra doenças
Bebida pode diminuir risco de morte por derrame e ajudar no tratamento de Mal de Alzeimer
A Associação Médica Americana descobriu que o consumo de chá verde pode diminuir o risco de morte causada por derrame cerebral, doença cardíaca ou coronariana. Por 11 anos, mais de 40 mil pessoas de 40 e 79 anos, sem histórico dessas doenças, foram acompanhados. Quem bebia cinco xícaras ou mais de chá verde por dia apresentou 16% menos risco de morte. Em quantidades maiores, a redução do risco de morte chegava a 26%.
Beber chá verde regularmente também pode melhorar a memória segundo um estudo britânico. Os cientistas descobriram que a ingestão de chá verde ou preto inibe a atividade de certas enzimas no cérebro associadas à memória. Os pesquisadores investigaram as propriedades do chá verde e constaram que a bebida pode contribuir para desenvolvimento de novo tratamento para o Mal de Alzheimer uma vez que o chá verde tem como benefícios a inibição da atividade de enzimas associadas ao desenvolvimento dessa doença.
O ENERGÉTICO SUCO DE BETERRABA.jpg)
Aumenta a resistência corporal e é ótimo para doenças cardiovasculares.
Pesquisadores da Universidade de Exeter, na Gra-Bretanha, comprovaram através de experiências que beber suco de beterraba ajuda a aumentar a resistência física e permite que atletas se exercitem por até 20% a mais de tempo. Segundo eles, o nitrato da beterraba ajuda a reduzir o consumo de oxigênio, diminuindo o ritmo em que as pessoas chegam à exaustão. O efeito do suco do legume beneficia também pessoas com doenças cardiovasculares, respiratórias e metabólicas.
Os cientistas ainda não sabem ao certo como o
nitrato do suco de beterraba ajuda a aumentar a disposição física, mas eles suspeitam que a substância se transforma em óxido nítrico no corpo, reduzindo a quantidade de oxigênio consumida durante os exercícios.
“Tenho certeza que atletas profissionais e amadores vão ficar muito mais interessados nos resultados do estudo. Também gostaria de ressaltar a relevância dos resultados para pessoas que têm má forma física e poderiam usar a suplementação da dieta como uma maneira de ajudá-los em seu dia a dia”, disse o pesquisador Andy Jones à BBC.
|