Rua Mario Portela 49 (quase esquina com a R. das Laranjeiras e R. Alice) 2558-3513 / 2265-4740 - espasaude@espasaude.com.br







 
   

Placebo pode ajudar a tratar disfunção sexual feminina
Pesquisadores americanos constataram que o uso da “pílula de açúcar” melhora problema de base psíquica.

 A disfunção sexual feminina envolve vários aspectos físicos e psíquicos, que culminam na incapacidade total ou parcial de manter adequada atividade sexual. As queixas de dor durante o intercurso sexual, sintoma denominado dispareunia, podem ser decorrentes de alterações da anatomia genital feminina, secundária a processos inflamatórios ou enfermidades, que atingem os órgãos reprodutores pélvicos, ou de implicações psicológicas que incluem o desejo sexual e as atitudes do parceiro. O uso de placebo, na terapia da disfunção sexual feminina, mostrou boa resposta em várias investigações clínicas, segundo revelam pesquisadores norteamericanos da University of Texas, que publicaram um estudo na revista The Journal of Sexual Medicine, em julho de 2007. A pesquisa pautou-se na validação destes achados, sendo conduzida com 16 mulheres portadoras de disfunção sexual, que receberam tratamento com placebo por oito semanas. O placebo, também conhecido como “pílula de açúcar”, é uma forma farmacêutica sem atividade, uma substância inerte, cujo aspecto é idêntico ao de outra farmacologicamente ativa.

Os resultados apresentados demonstraram que houve uma melhora consistente e significativa, da função sexual feminina, após as oito semanas de uso do placebo. As variáveis que interferiram na magnitude dos benefícios do placebo foram a idade da mulher e a duração do seu relacionamento conjugal.

Dessa forma, os autores concluem que o uso do placebo é uma arma terapêutica eficiente, na condução da disfunção sexual feminina de base psíquica.

 

Óleo de fígado de bacalhau combate a depressão
A pessoa que toma o líquido fica menos deprimida.

Uma colher de óleo de fígado de bacalhau por dia pode combater a depressão, de acordo com pesquisa de cientistas da Noruega. Em um estudo realizado com quase 22 mil pessoas com mais de 40 anos, os pesquisadores constataram que quem tomavam a dose de óleo regularmente tinha menor probabilidade de sofrer de depressão do que quem não tomava.

O trabalho, publicado no Journal of Affective Disorders, ainda sugere que quanto mais tempo a pessoa toma o óleo de fígado de bacalhau, menos deprimida fica. O óleo é rico em ácidos graxos Omega-3, que podem trazer vários benefícios. O cérebro infantil poderia ser estimulado pelo ácido, que também reduziria o risco de derrame, ataque cardíaco e câncer, embora alguns estudos contestem estes benefícios.